Carta de Serviços

Lei 13.460, de 26 de junho de 2017.

ACESSO A MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DO SUS

COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA

Informações atualizadas em: 23/04/2024 10:58:07

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  • COMO TER ACESSO AOS MEDICAMENTOS?

    O primeiro passo é ter o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser requerido em uma das Unidades Básicas de Saúde habilitada a emitir o Cartão. Será necessário apresentar um documento de identidade válido (RG), o CPF e um comprovante de residência. Para crianças que ainda não tenham RG, a Certidão de Nascimento é suficiente. O paciente que já estiver em tratamento pelo SUS recebe as orientações diretamente no serviço em que faz seu acompanhamento clínico. Em geral o médico prescreve a medicação e a equipe de atendimento local já encaminha o paciente para o local de dispensação dos remédios. Quem, no entanto, não faz seu tratamento pelo SUS, deve fazer o requerimento perante a Secretaria Municipal de Saúde.

  • QUAIS OS MEDICAMENTOS SÃO FORNECIDOS PELO O SUS?

    Medicamentos e Insumos do elenco do componente Especializado da Assistência Farmaceutica (CEAF), por grupo de financeamento e CIDs preconizados nos PCDT.

  • E OS MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO QUE NÃO CONSTAM DA LISTA DO SUS?

    Para os casos de medicamentos que não constem do Rename ou não forem fornecidos pelo SUS por qualquer outro motivo, como o de não atender o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas (PCDT), é importante esgotar as vias administrativas antes de ajuizar uma ação e requerer uma liminar. Assim, o paciente deverá fazer o requerimento de disponibilização do medicamento para a Secretaria de Saúde Municipal, mesmo sabendo que o pedido será negado. Cada Município contam com um procedimento diferente, mas em geral o pedido se inicia com o preenchimento de um formulário pelo médico do paciente (LME - Laudo de Solicitação de Medicamentos).

  • E SE O PEDIDO FOR NEGADO OU NÃO RESPONDIDO?

    Feito o pedido, é fundamental ter o comprovante de protocolo da solicitação feita perante a Secretaria Municipal de Saúde e aguardar um prazo razoável para a resposta que é no máximo de 15 dias. Em caso de negativa ou de ausência de respostas, o paciente poderá reclamar junto a Ouvidoria Geral do Município.

  • DOCUMENTOS PESSOAIS

    RG
    CPF
    CARTÃO DO SUS
    COMPROVANTE DE ENDEREÇO
    CERTIDÃO DE NASCIMENTO (CASO SE FOR CRIANÇAS SEM RG)

  • DOCUMENTAÇÃO MÉDICA

    - LME - LAUDO DE SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS
    - RECEITA MÉDICA ORIGINAL EM DUAS VIAS E COM MENOS DE 30 DIAS DE EMISSÃO
    - CÓPIAS SIMPLES DE EXAMES COMPLEMENTARES QUE JUSTIFIQUEM A NECESSIDADE DO MEDICAMENTO

Das 08:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h
Centralizada - Presencial
Presencial - Secretaria Municipal de Saúde
Ouvidoria
E-SIC
Whatsapp - 85 985851083
Presencial - Secretaria Municipal de Saúde
Ouvidoria
E-SIC
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  • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

    Endereço: AVENIDA JOSE SEVERINO FILHO, 350 - CENTRO - GENERAL SAMPAIO-CE.

  • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

    85985851083

  • OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO

    Endereço: AVENIDA JOSE SEVERINO FILHO, 257 - CENTRO - GENERAL SAMPAIO-CE

  • OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO

    85984045733

  • COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA - COASF

    Endereço: Av. Washington Soares nº 7605 - Fortaleza - CE - CEP 90119-900

  • COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA - COASF

    coasf@saude.ce.gov.br

Informações da secretaria

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Telefone:
(85) 985851083
Email:
sesa@generalsampaio.ce.gov.br
Horário de funcionamento:
SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00HS ÀS 12:00 E DAS 13:00HS AS 17:00HS
Endereço:
AVENIDA JOSÉ SEVERINO FILHO, 350CENTRO, CEP:62738-000

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